Depois de quase dois anos de pó, resolvi voltar a escrever nesse ambiente 2.0. Já na segunda frase parei de escrever e comecei a pensar numa desculpa, histórinha, ou algum meio de me safar por tanto tempo sem escrever alguma coisa. Mas, pensando que meu público não existe, o texto também não? Inclusive, comecei a viajar em uma coisa que me parece bem interessante: Nesse universo 2.0, imagino quantos mil textos são postados por dia, e quantos outros mil são ignorados. Eles pertencem a que órbita?

Nenhuma. Ficam a vagar em volta do globo virtual esperando comentários, aprovações, serem compartilhados de alguma forma. Talvez seja essa a arte da internet 2.0. O engajamento. O aspecto sensorial. Atingir a pessoa no espaço de lazer virtual, sem ela nem perceber que está sendo envolvida. A auto-promoção nunca esteve tão em alta. Aí entra outra questão: Até onde eu vou pra arranjar mais seguidores, ou amigos no facebook, por exemplo?

A resposta eu não sei, só sei que no meu caso eu não vou longe. Apesar de ter me inserido de vez no universo das Redes Socias, trabalhando em uma agência focada no assunto, ainda continuo introspectivo. Não tanto assim, pois a as relações sociais na internet vieram justamente pra acabar com a timidez dos mais fechados.  Mas o interessante é que com essas redes já começam a se desenhar códigos de conduta e ética próprios desses universos. Cometer uma gafe on-line, hoje em dia, tem mais repercussão do que no mundo dito “real”, e quando ela não é on-line, caí na rede só pra ser compartilhada por milhões.

Enfim, acho que tenho, ou teremos muitas oportunidades para discutir essa ética 2.0 aqui no blog. Estou sempre aberto para opiniões e conselhos, mesmo porque tô apenas engatinhando nesse universo que já tem muita gente mandando muito bem.

Coisas legais sobre o assunto: http://www.southparkstudios.com/guide/season/14/ – Assista – Episódio 1404

Um abraço